23 de nov. de 2010

Graffiti Feminista - Intervenção pelo Fim da Violência contra a Mulher

Domingo passado, sob um sol severo de deserto, a GRIF Maçãs Podres, em conjunto com mais seis graffiteiras, pintaram o primeiro mural pelo fim da violência contra as mulheres.
Como já vínhamos avisando, estes murais fazem parte de um projeto organizado pela ONG Feminista Católicas pelo Direito de Decidir e que visa usar a arte como instrumento de enfrentamento e sensibilização contra a violência machista.
Este muro foi pintado predominantemente por mulheres (Nenêssurreal, Jéssica Caju, Ana Cris, Ziza, Jan e as Maçãs Podres Fernanda Sunega e Ana Clara Marques) graffiteiras. Com a colaboração da ativista Glória Ferreira, do graffiteiro Mirs e da Maçã Podre da espécie Patrick Monteiro.

Conceito do Muro das Mulheres
 A escolha das pessoas se deu devido ao fato destas se colocarem sensíveis a causa. Tivemos ainda a presença das Feministas da Católicas Valéria e Fabiana, panfletando e informando a população sobre todo o projeto; da jornalista Raquel Melo; de membros grupo musical Dominatix, que filmaram a intervenção para os vídeos do projeto, além das dezenas de pessoas que pararam no momento da pintura para observar os graffitis, trocar idéias, ler o poema e nos parabenizar pela iniciativa.

Registro e Resultado final do Muro
na Rua da Várzea, Barra Funda.SP-Nov.2010
O resultado é que um manifesto de arte feminista estará exposto na rua, um espaço público, atingindo o consciente coletivo durante um tempo que nós Maçãs Podres não poderíamos fazer, caso estivéssemos atuando apenas no blog. Deixamos também no mural o numero do disque denúncia “180” para que mais mulheres tenham acesso. Por fim, no dia 28 de Nov. 2010 traremos o resultado final do próximo muro e junto com ele, uma análise geral de toda esta produção. 


Equipe de Graffiteiras da Intervenção
Pelo Fim da Violência contra as Mulheres
Barra Funda -SP/2010

Para ver o vídeo dos Graffitis Feministas click na foto
    

Viva o Movimento Feminista

5 comentários:

Mabel Dias disse...

maravilhosa iniciativa, mulheres! aqui na PARAÍBA também estamos nos mobilizando.

força e teimosia!
Mabel Dias
coletivo wendo teimosia

GRIF Maçãs Podres - Anonymous disse...

Mabel
Dia 28 terá outra intervensão em Santo André, mas agora será a vez dos homens dizerem pelo Fim da Violência contra as Mulheres.
Contudo, se vcs quizerem fazer/puderem fazer uma intervensão simultanea (no mesmo dia), envia as fotos e nos as publicaremos no www.SedeDeQuê.com.br .

Abraços podres a vc
e Saudações Feministas ao Coletivo Wendo Teimosia

D@lv@ Ch@ves disse...

Parabéns, belíssimo trabalho. Abs e saudades.

Anônimo disse...

Eu andei notando que vcs gostam deste lance de design..porque não juntamos todas e fazemos uns panfletinhos? E esta confusão aqui no Rio,com policiais erguendo bandeiras em áreas conquistadas, me inspirou numa "loucura" X3: poderíamos fazer bandeiras com um slogam de maças e tirar fotos pelo Brasil á fora,com máscaras folclóricas que nem aquelas que vcs usaram lá no teatro,algo do tipo "guerrilha girls".Seria maneiro X3!Mostrar que estamos em todos os cantos e que podemos ser qualquer mulher,até quem eles menos esperam X3!!!!!

Bom,eu tenho pesquisado sobgre design justamente para este fim,já andei vendo plotters,sublimáticas,impressoras de bandeiras...fiquem é vontade para me perguntarem á respeito.Só não sei fazer grafite nem mexer em photoshop ainda,só posso dar idéias e recursos para propaganda =p.

abrçs,
Isolda

LEVANTE POPULAR DA JUVENTUDE disse...

Salve companheiras!
Viemos aqui para dizer que colocamos em nosso blog os devidos créditos pela imagem do graffiti que vocês fizeram.
Pedimos desculpas pela falha. Somos uma organização que aos poucos vai se construindo na luta contra as opressões e injustiças de todos os matizes(GÊNERO, CLASSE, ETNIA...)Esperamos que vocês compreendam que colocamos a imagem do grafitti no intuito de divulgar a luta contra a violência contra a mulher , e não como uma forma de nos apropriar indevidamente do trabalho de vocês. Só colocamos a imagem no nosso blog pela qualidade do desenho e por nos identificarmos com a técnica do grafitti.
Seguimos juntos na luta contra as injustiças!
Visitem nosso blog e qndo acharem necessário, entrem em contato conosco para dar sugestões, fazer críticas ou até mesmo contribuir com o debate sobre feminismo. Nosso email é levantedajuventude@gmail.com
Hábraços em luta!

"SEM FEMINISMO NÃO HÁ SOCIALISMO!"
"QUANDO UMA MULHER AVANÇA, NENHUM HOMEM RETROCEDE!"